Obras começaram em agosto, com draga, e devem ser concluídas em novembro. Imagem mostra como era Balneário Camboriú antes do alargamento da faixa de areia
A conclusão do alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, está prevista para o mês de novembro, segundo a prefeitura. As mudanças, porém, já são visíveis. Fotos da nova paisagem são publicadas nas redes sociais por moradores e turistas. A prefeitura também atualiza as imagens diariamente.
Os trabalhos com a draga começaram em 22 de agosto na parte Sul da praia. Essa etapa, da altura da Rua 3700 até a Barra Sul, terminou em 17 de setembro. O trecho tem 2 quilômetros. A média de avanço da obra é de 90 metros por dia, disse um dos fiscais e engenheiro, Toni Frainer, na sexta-feira (24).
Entenda o processo
A obra tem por objetivo passar a faixa de areia de atuais 25 metros, em média, para 70 metros. Segundo a prefeitura, o trabalho vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, serão instalados futuramente.
Os trabalhos para o alargamento começaram em março deste ano e têm previsão para ficarem prontos em novembro. Eles são feitos por um consórcio de duas empresas, a brasileira DTA Engenharia e a belga Jan De Nul, vencedor da licitação realizada pelo município. A obra vai custar R$ 66,8 milhões.
Processo de alargamento de praia em Balneário Camboriú (SC)
História de Balneário Camboriú
A cidade se tornou município em 1964, quando se emancipou de Camboriú. O atrativo das praias e a implantação da BR-101, que corta o município permitiram um estímulo à atividade do turismo.
Além disso, a expansão da construção civil, com a instalação dos famosos arranha-céus, provocou mudanças ao redor da orla da Praia Central.
O principal argumento da prefeitura de Balneário Camboriú para as obras de alargamento é a necessidade de recompor a faixa de areia, que foi “engolida” pelo mar ao longo das últimas décadas.
Mas o engordamento também deve aumentar o tempo de sol na Praia Central, que é atingida pelas sombras projetadas pelos prédios durante o início de tarde. A expectativa é que as obras de alargamento tragam reforço ao turismo e também ganho ao setor imobiliário.
Desde março, esse cartão-postal do município recebe as obras de ampliação, com maior avanço na última semana, em que a faixa de areia da praia foi alargada em 350 metros
Veja fotos do antes e depois
Alargamento no Molhe da Barra Sul, na Praia Grande de Balneário Camobriú
Secom/Balenário Camboriú
Imagens mostram início do alargamento e conclusão da obra em trecho da Praia Grande
Secom Balneário Camboriú/Divulgação
Imagens foram feitas em 31 de dezembro de 2019 e 7 de julho de 2021, respectivamente.
Fabiano Correia/NSC TV e Prefeitura Balneário Camboriú/Reprodução