As conferências de revisão do Plano Diretor de Balneário Camboriú, que iniciaram em 2022, retornam no próximo dia 13 de março (segunda-feira), com encontros que acontecem sempre às 18h30 (alguns nas segundas e outros nas quintas-feiras), na Câmara de Vereadores da cidade.
Até abril há sete reuniões marcadas, que são abertas à comunidade.
Vale lembrar que quando foi elaborada a revisão, os delegados apuraram que há coisas que não precisam ser modificadas, como o zoneamento do Centro. Porém, como cita o secretário de Planejamento da cidade, Fabiano Mello, o Plano Diretor é amplo e com muitas propostas, o que exige um filtro e discussão prévia nas comissões temáticas, para que o assunto já chegue encaminhado para ser votado.
Um dos delegados é o presidente da Associação de Moradores do Bairro Centro, Ricardo Nogueira, que explica que com a criação das câmaras temáticas (ele, por exemplo, participa da que trata de assuntos da mobilidade urbana e dos hotéis), o processo de revisão tornou-se mais célere.
“As discussões na Câmara acontecem em paralelo às comissões temáticas. O andamento está sendo mais otimizado, mas agora demandará bastante de nós delegados, porque começaremos a discutir dois assuntos de interesse público, que é o zoneamento e depois o uso e ocupação de solo, para saber o que poderá ser construído em Balneário futuramente”, diz.
A convocação para as sete reuniões marcadas vale para os 36 delegados do colegiado do Plano Diretor, que integram os conselhos Da Cidade, Do Meio Ambiente e da Comissão de Acompanhamento do Plano Diretor.